quarta-feira, 10 de abril de 2013

Homo zappiens: educando na era digital

Texto reflexivo a partir da leitura dos textos: "Os filhos da era digital" e "O computador não educa, ensina".

  As crianças dos dias atuais fazem parte de uma geração que nasceu com o computador em casa, ou seja, compartilhando desde cedo de novas tecnologias. Raciocinam  e processam informações imediatas. Descobrem e experimentam coisas novas a cada momento, que diferença das gerações antigas, onde tudo acontecia compassadamente sem pressa de chegar. Hoje a geração dos nativos digitais vivem uma identidade virtual, pois seu tempo é dedicado as redes sociais, que é interessante, desafiadora, cheias de surpresas e inovações.

Nesse momento todos expressam ali de maneira particular e criativa suas ideias, opiniões e vivências. Está ai então o nosso desafio enquanto educador que é estar preparado para lidar com os nativos digitais e seu grande leque de conhecimentos adquiridos através dessas redes que proporcionam tantas descobertas que servirão de estratégias para a construção de um aprendizado significativo em sala de aula. O professor será um facilitador, permitindo que esse aprender aconteça de forma agradável, aproveitando as TICS que lhe são ofertadas dentro da instituição para aproximar cada vez mais os alunos de sua realidade, pois fazendo o bom uso do computador em sala de aula iremos constatar que o mesmo pode funcionar como poderoso motivador ao aprendizado.

3 comentários:

  1. Atualizem o blog de vocês com postagens sobre TIC.
    Comentem os blogs dos outros alunos do curso.

    ResponderExcluir
  2. Pois é colega, a escola está muita lenta, precisamos acompanhar mesmo, ou o resultado é o que já vemos, aulas completamente desinteressantes para eles.

    ResponderExcluir